Geografia Urbanismo
!
!
!
Espaço Urbano : É um espaço onde a densidade populacional é muito elevada, existem casas e prédios altos. Não há actividades agrícolas, só actividades secundárias e terciarias. Encontra-se lá presente a administração e os serviços financeiros, o comércio de bens raros, as casas da cultura, as casas do espectáculo, as universidades e as escolas secundárias. Em suma, o espaço urbano são as cidades. !
!
!
Critérios para definir cidade : Usam-se 2 - Critério Populacional e o Funcional. O conjunto dos 2 critérios permite fazer um 3 critério, o administrativo.!
!
Critério Populacional : Utiliza o efectivo da população ou a densidade demográfica e é um critério muito relativo. Pois o número de habitantes de cada pais é diferente. !
!
Critério Funcional : Tem em conta as funções terciarias que o aglomerado populacional dá ao espaço. Para ser cidade tem que ter : Câmara municipal, bombeiros, policia e proteção civil, centro de saúde com internamento, escola secundária, comércio de bens raros e vulgares, cinemas, restaurantes e discotecas, sede finanças e bancos e companhia de seguros.!
!
Critério Administrativo : Usa os dois supracitados pois é norma em Portugal a assembleia da republica usar os dois critérios. Tal significa que há muitas cidades que não tem 20 mil habitantes e vai havendo cada vez mais cidades sem os serviços necessários. !
!
Bens vulgares : São vens de uso diário. É a alimentação simples, o vestuário, na pratica são os vens essenciais à nossa vida. Adquirem-se em lojas de proximidade porque são consumidos em grandes quantidades e as lojas que os vendem facilmente são rentáveis !
!
Bens raros / de luxo : São bens muito caros, ou porque são de uso em dias especiais ou porque são de arte, ou porque são tecnologias, ou até feitos em materiais muito nobres.
Vendem-se em lojas especiais que precisam de ter uma clientela minima para serem rentáveis, e um grande raio de influência. Só se encontram estas lojas nas