Operadores E Tipo De Dados
Qualquer programa opera com dados. Os dados num programa podem ser utilizados sob a forma de constantes ou de variáveis.
Constantes – são valores que se mantêm inalterados dentro de um programa.
Em programação, as constantes podem ser escritas sob a forma de dados directos ou ser associadas a identificadores.
Identificadores são nomes que se atribuem a variáveis, constantes ou outros elementos com que se opera dentro de um programa.
Os identificadores ou nomes que se utilizam num programa para designar as constantes ou as variáveis podem ser escolhidos pelo programador, respeitando certas regras (que variam conforme a linguagem de programação).
Exemplos de identificadores (de variáveis ou de constantes):
Q
QUANT
QUANTIDADE
X2
TAXA_ANUAL
Uma constante assume a forma de um dado directo quando é inserida directamente numa instrução de programa.
Por exemplo:
Escreve (2000); [o dado escrito entre parêntesis é um valor numérico directo, é uma constante]
Escreve (‘Bem-vindo a este programa’); [é também uma constante, pois trata-se de uma string que é considerada tal como está escrita]
Variáveis
Num programa de computador, uma variável é uma entidade que possui um valor sendo conhecida no programa por um identificador (nome). É de notar que uma variável é uma entidade que possui diferentes valores em diferentes instantes de tempo. O conceito de variável é já familiar na matemática. Por exemplo, se identificarmos os lados de um triângulo rectângulo por a, b e c,o teorema de Pitágoras dá-nos a seguinte relação entre as três variáveis:
Também em programas de computador, o uso de variáveis permite a especificação de uma forma geral de cálculo, que poderá ser usada com diferentes valores, obtendo-se diferentes resultados.
Os nomes das variáveis utilizadas foram a, b e c, contudo, em programas de computadores os nomes a usar devem ser mais significativos, como por exemplo LadoA, LadoB e Hipotenusa.
Regras para a atribuição de nomes a