Analise desistema
JESSICA ANDRYELE CARDOZO SILVEIRA
TIPOS DE DADOS
SANTANA DO LIVRAMENTO
2012-08-16
Tipos de dados
Em algoritmos computacionais muitas vezes temos que tratar com tipos de dados.
Os tipos de dados influenciam na forma como o algoritmo irá trabalhar, o desempenho do algoritmo e o seu consumo de memória.
Linguagens de programação desktop como C, C++, Visual Basic, Java entre outros são o que chamamos de linguagens tipadas, pois todo dado deve ter seu tipo definido. Mas, o mesmo não se aplica a linguagens de script, geralmente, empregadas em programação web como JavaScript, ASP ou PHP, embora, os dados tratados pelos scripts seguem a mesma definição de tipagem de dados de linguagens tipadas.
Dentre os tipos de dados, podemos destacar três tipos bases: números, caracteres e booleanos.
Números
Em tipos de numéricos podemos trabalhar de duas formas, ou com números inteiros ou com números decimais.
Os dados mais simples de trabalhar são os inteiros, pois, geralmente, não exigem muito processamento, nem muita memória para serem armazenados. Toda linguagem de programação é capaz de lidar com números inteiros. Por questões de performance, há linguagens mais modernas que dividem os números inteiros em tipos menores ou maiores para se adequar exatamente ao dado que irá receber. Java, por exemplo, tem 4 tipos diferentes de inteiros.
Os números decimais são descritos no mundo da programação como flutuantes ou números de ponto flutuante. Como na maioria dos computadores não há um processador próprio para aritmética de ponto flutuante, isso fica por conta da própria linguagem de programação. Números decimais ou de ponto flutuante consomem mais memória, porém, nos possibilita cálculos com maiores precisões que não são possíveis de realizar com números inteiros.
Dados Literais
Dados literais servem para tratamento de textos. Por exemplo, um algoritmo pode necessitar de imprimir um aviso para os usuários, ou um comentário