ATPS DID TICA E PRATICA DE ENSINO 1
PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
PROFESSORA: Eloisa Giglio Deois
TUTORA A DISTÂNCIA: Elizângela da Cruz Siqueira dos Santos
ANTONIA CLEONI SOARES PINHO RA: 8346782685 GRAZIELLE C. F. NASCIMENTO RA: 7581603421
NATALHA PAGNE VAVILOVAS RA: 7530592275
SÃO PAULO / SP
ABRIL/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBSERVAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL 4
3. PROPOSTA DE ATIVIDADE 6
4. A CRIANÇA É UM GRANDE PESQUISADOR 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios enfrentados pelos educadores é o de se comunicar com crianças em fase de alfabetização e, simultaneamente, ensiná-los de forma eficaz. Para crianças entre três e seis anos, seu universo linguístico é muito restrito e é muito comum ouvir perguntas do tipo “O que é isso?”, imagine em uma sala de aula com vinte alunos, todos cheios de dúvidas?
A partir do momento em que o educador consegue estabelecer um sistema de comunicação eficaz com os alunos e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de compreensão mútua, o desafio de educação nesta fase de descobertas tende a ser menor.
Para atingir este ponto é necessário que o meio utilizado, neste caso a sala de aula, seja ambientado para o público alvo. Além disso, a linguagem utilizada pelo educador deve ser adequada e de fácil entendimento. A explicação deve ser muito clara afinal, nesta fase, as crianças estão conhecendo palavras e seus sons.
A adequada preparação do profissional educador é fundamental para sucesso da educação infantil. Nesta ATPS abordaremos algumas maneiras sobre “como falar com os pequenos”. Nosso público alvo serão crianças em fase de alfabetização e com os primeiros contatos com letras e números.
Entendemos que é extremamente importante saber utilizar a linguagem de forma adequada, visando estabelecer um ambiente de compreensão e aprendizado.
A atividade proposta será aula com