legalidade
UNIDADE I
CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA
Profa. M.Sc Elizabeth Barros
Agosto/2014
CONCEITO DE ECONOMIA
Para uma conceituação abrangente e de caráter sociológico, diríamos que economia é a ciência social que tem por objeto explicar como se estabelece o processo decisório de alocação de recursos escassos destinados a produzir bens e serviços que, por critérios alternativos (via mercado ou planejamento) são distribuídos entre os grupos de indivíduos que conformam uma sociedade historicamente determinada. Com efeito, segundo Vasconcelos (1998): “Economia é a Ciência Social que estuda como os indivíduos sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”. Em conclusão: economia é o estudo de como as pessoas alocam recursos escassos de sua propriedade na perspectiva de maximizar o retorno dos benefícios privados (lucro) e sociais (sustentabilidade)
O OBJETO DE ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA
Com base na conceituação acima temos que economia lida com a escassez
ESCASSEZ
A palavra “escassez” encerra a qualidade de escasso; pouca abundância, sugerindo assim que a economia se devota a administração de recursos que, embora ofertados pela natureza (terra, água, ar, minerarias, etc.) são, no limite de seu uso, relativamente escassos ante as necessidades e desejos ilimitados da humanidade. Diante dessa característica os fatores de produção (recursos: terra, trabalho e capital) devem ser usados criteriosamente para que não haja desperdício.
Obs: não confundir escassez com pobreza. Até os muito ricos querem mais! – o fato de existir muito pouco de um bem não o torna escasso – ele pode ser desejável.
Em outras palavras, a economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos