Leandro Joaquim
Aluna: Carolina de Oliveira Rêgo
Leandro Joaquim
Biografia
-Leandro Joaquim foi um pintor, cenógrafo, arquiteto. Nasceu em 1738 no interior da capitania do Rio de Janeiro.
-Estudou pintura com o pintor colonial João de Sousa.
-Trabalha com o escultor Mestre Valentim (1745 - 1813) em desenhos e projetos urbanos.
-Como cenógrafo, Leandro Joaquim trabalhou criando cenários para o teatro de Manuel Luís, um ator e empresário português que fundou uma das primeiras casas de espetáculos na capital da colônia em 1769.
-O artista faleceu em 1798.
Considerado pelo crítico Mário de Andrade (1893 - 1945) como um dos mais destacados artistas da segunda metade do século XVIII que trabalham de maneira inovadora a tradição artística portuguesa.
Suas obras são um reflexo da situação que se encontrava o Rio de janeiro na época. Pois em 1763 a transferência da capital da colônia, de Salvador para o Rio de Janeiro, a cidade passa a ter papel estratégico, desde o início do século XVIII, como local de convergência de diferentes interesses políticos e econômicos.
Ao tornar-se capital do vice-reino, o Rio de Janeiro afirmava sua posição central na sustentação do império luso-atlântico. Papel este reafirmado em 1808, quando, numa inédita inversão, a cidade tornou-se capital da monarquia e do império português.
Nas últimas décadas do século XVIII, ocorreu um movimento de valorização da cultura, que passou a ser considerada, nos estudos de Geografia, como um instrumento de análise da produção do espaço e de sua dinâmica. Com isso o estudo da paisagem reaparece como um campo de investigação da realidade. A paisagem é construída dentro de um determinado contexto cultural, político, econômico e social.
Características das obras:
- Construção de um espaço tridimensional
- Noções de perspectiva e de volume
- Representa eventos da vida comum no Rio de Janeiro.
- Imagem altamente narrativa
-Retrato
Principais Obras:
Suas pinturas