laville
Informações sobre os autores:
Cristhian Laville é formado pela Universidade de Laval, doutor em história aplicado a educação pela Carnegie Mellon University, em 1980. Lecionou na mesma universidade onde se formou até 2003, quando se aposentou, porém mantem sua atividade profissional até hoje como professor emérito.
Jean-Claude Dionne nasceu em 1935, é bacharel em artes pela Universidade de Moncton e mestre em geografia pela Universidade de Montreal. Tem um Ph.D. em geomorfologia na Universidade de Paris-Sorbonne. Trabalhou por 16 anos como cientista e então começou a trabalhar como professor na Universidade de Laval, em 1980. Em 2002 se aposentou, mas continua pesquisando.
Resumo:
A pesquisa surge a partir de uma problemática e assim vislumbrando uma “solução”, a busca de um maior entendimento de questão postas pelo real.
Existem duas categorias que podemos dividir a pesquisa, a primeira tem motivação de preencher lacunas nos conhecimentos- a pesquisa fundamental. A outra categoria tem como objetivo resolver um problema existente na nossa sociedade, utilizando de um conhecimento já disponível- pesquisa aplicada.
Um problema de pesquisa não pode se resolver pela intuição e senso comum, mas as informações devem ser obtidas a fim de cerca-las, compreende-las ou até mesmo contribuir para a sua resolução. E a sua compreensão fornece novos conhecimentos em questões relacionadas à problemática.
Nossas experiências são uma mistura de conhecimentos e valores. Possuímos na sociedade fatos brutos que são aqueles divulgados pelos seres humanos mas não se constituíram como objeto de reflexão. Mas a humanidade dispõe de conhecimentos através de fatos construídos, que são generalizações- fruto da interpretação- conhecimento construído para explicar os fatos brutos.
Os conceitos são representações