Definição dos conceitos: problema e problemática de pesquisa, segundo laville e dionne
No capítulo quatro do livro “A construção do saber- Marcas de metodologia da Pesquisa em ciências humanas” os dois autores Laville e Dionne discursam sobre a diferença e a relação entre problema e problemática na área das pesquisas.
Resumidamente, “a pesquisa parte de um problema e se inscreve em uma problemática”. Aprofundando o conhecimento em cada conceito é possível entender melhor a importância da definição desses na pesquisa acadêmica, na qual eles assumem papel de iniciar e indicar os caminhos a serem tomados pelo grupo de pesquisa.
Primeiramente é preciso dividir o problema em pesquisa em duas categorias: a primeira busca preencher uma lacuna nos conhecimentos, ou seja, se resolve o problema com a utilização de argumentos novos, frutos de uma pesquisa sobre esse novo assunto. Ela recebe o nome de “pesquisa fundamental” segundo os autores. Já a segunda, o problema é resolvido com conhecimentos já adquiridos e o que se faz é basicamente a aplicação desses conceitos no tema escolhido. Por isso essa categoria de pesquisa é nomeada como “pesquisa aplicada”.
Isso posto, pode-se definir o que é um problema de pesquisa, ele é um problema (uma questão) que se pode resolver (dissertar sobre) com conhecimentos já disponíveis ou com aqueles que serão adquiridos após uma pesquisa direcionada. Lembrando sempre que um problema de pesquisa não é aquele que se pode resolver pela intuição, sempre demanda um conhecimento factual.
Definido o problema a serem tratadas na pesquisa, as primeiras impressões, questionamentos, constatações a cerca do problema já são considerados a problemática. Talvez essa seja a parte mais importante de uma pesquisa o estudo da problemática e definir as questões iniciais levantadas será essencial para o desenvolvimento de um bom trabalho de pesquisa. Os autores pontuam esse momento inicial como problemática sentida que por se basear em impressões