SANTAELLA
Este capítulo será dedicado às orientações para se elaborar um projeto de pesquisa. Há uma farta bibliografia sobre isso e toda ela é bastante consensual quanto aos tópicos que uma tal elaboração deve considerar e aos passos que devem ser seguidos para que ela seja bem sucedida. É nesse ponto que toda pesquisa começa: pela elaboração de seu projeto. Sem isso, a pesquisa já estaria comprometida de saída, pois seria o mesmo que fazer uma viagem sem conhecimento de seu caminho.
Um mau projeto não é muito diferente da ausência de projeto. Sem planejamento rigoroso, mesmo quando consegue realizar a etapa da coleta de dados, o investigador se verá perdido, sem saber como analisá-los e interpretá-los por desconhecer seu significado e importância no contexto maior de um problema bem demarcado, de hipóteses apropriadamente formuladas e dos objetivos que uma pesquisa visa atingir.
Projetar significa, portanto, antever e metodizar as etapas ou fases para a operacionalização de um trabalho. A especialização do trabalho científico exige a construção prévia de um instrumento técnico que conduza a ações orientadas para um fim e sustentadas sobre uma base de recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros. Esse instrumento técnico é o projeto de pesquisa.
Como tal, o projeto é apenas uma das etapas da pesquisa. Ele serve de guia para a execução propriamente dita e esta, por sua vez, deve ser seguida de sua apresentação em forma comunicável, na imensa maioria das vezes, através da escrita. 1. QUESTÕES DE UM PROJETO
Tudo deve estar previsto em um projeto de pesquisa: a escolha de um tema; a coleta de informações preliminares; a delimitação de um problema; sua justificativa frente ao que já foi realizado no assunto em que ele se insere; a fixação dos objetivos; o levantamento das hipóteses; a determinação de um referencial teórico e de uma metodologia que sejam adequados para testar as hipóteses e