Idade contemporânea - frança
IDADE CONTEMPORÂNEA - FRANÇA
* DEFINIÇÃO DA ÉPOCA:
REVOLUÇÃO FRANCESA
A Revolução Francesa foi um movimento social e político que ocorreu na França no século XVIII. O objetivo principal era derrubar o Antigo Regime e instaurar um estado democrático que assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
Foi inspirada pelas ideias iluministas e teve como lema “Liberdade, igualdade, fraternidade”, que se alastrou por todo o mundo. Derrubou regimes absolutistas. É um exemplo clássico de revolução burguesa. Teve início em 1789.
O crescimento das cidades e a consequente diminuição dos espaços livres limitavam a possibilidade de cenários apropriados aos exercícios físicos e às práticas esportivas. A permanência dos trabalhadores na mesma posição durante longas horas de trabalho, concorrendo para o aumento de problemas posturais, o aumento das horas de estudo e a imobilidade imposta por severa disciplina criaram, para os jovens, os mesmos problemas dos trabalhadores.
Todos esses fatores levaram a uma atenção maior para à atividade física.
* PRINCIPAIS COLABORADORES
A partir daí, vários educadores se voltaram para a ginástica e a consequente na elaboração de métodos especializados, escolas de educação física, entre os quais podemos destacar o espanhol Amoros, os franceses Démeny, Hérbert e Joinville, o alemão F. L. John, os suécos Per Ling e seu filho Hjalmar e os dinamarqueses Niels Bukh e Johannes Lindhard.
DOM FRANCISCO DE PAULA AMORÓS Y ONDEANO (1770-1840)
Coronel espanhol naturalizado francês teve atuação bastante ligado ao exército, que dizia, a formação da criança não era apenas vista como a aplicação do exercício físico mas também estético e sensorial. Deportado para a França pelo exército da Napoleão na invasão espanhola. Considerado o “pai da ginástica francesa”, precursor na utilização de aros, escada de cordas, trapézio e a máquina para testar a força. O principal objetivo era proporcionar o condicionamento