Relatorio - densidade de solo
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA
DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS_ DEFERS.
Curso: Agronomia
Disciplina: Solos
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE PARTICULAS DO SOLO
Dra.Carolina dos Santos Batista Bonini
Discentes:
Adriano Francis Dorigan
Ane Franciele Silva Ramos
João Pedro Moura Leal
Kassia Karoline Vieira
Luis Aurélio Sanches
Ilha Solteira – SPAbril – 2013 1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a densidade de solo é uma das características importantes na avaliação dos solos. Essa característica está associada à estrutura, à densidade de partícula e à porosidade do solo, podendo ser usada como uma indicadora de processos de degradação da estrutura do solo, que pode mudar em função do uso e do manejo do solo.
A medição da densidade de solo é usada, por exemplo, para a conversão da umidade determinada em base gravimétrica para a umidade em base volumétrica, utilizada nos cálculos de disponibilidade de água para as plantas e determinação da necessidade de irrigação. A determinação da compactação do solo também pode ser avaliada via densidade de solo.
O método usual para determinação da densidade envolve a obtenção de uma amostra de volume conhecido por meio de anéis volumétricos inseridos no solo com o uso de equipamento apropriado. A massa da amostra é obtida por pesagem em balança analítica após remoção da umidade em estufa a 105°C até peso constante. Esse método, denominado “Método do anel volumétrico”, é o mais usado em trabalhos de avaliação da densidade de solo (Blake e Hartge,1986; Embrapa, 1997). Apesar de ser um método simples e relativamente rápido, exige cuidado durante a obtenção da amostra para se evitar sua deformação ou sua ruptura.
A Ds, conforme Klein (2008) é uma relação entre massa de solo seco seu volume, sendo, portanto afetada por modificações na estrutura e no arranjo e volume dos poros. Solos arenosos apresentam densidade