Lato sim
INFORMAÇÕES SOBRE OS PAÍSES DO COMITÊ 3
-Ucrânia
- China
-Rússia
-Estados Unidos
-Reino Unido
UCRÂNIA
De acordo com um documento publicado em 2011, a Ucrânia defende a utilização da energia nuclear em seus territórios mesmo após o grave acidente de Chernobyl, ocorrido no dia 26 de abril de 1986.
"Renunciar às tecnologias nucleares é como proibir os computadores", afirmou nesta segunda-feira (25) o primeiro-ministro da Ucrânia, Nikolai Azarov, ao defender a aposta de seu país pela energia atômica quando se cumprem 25 anos do acidente de Chernobyl.”
"Para a Ucrânia, um país obrigado a comprar gás e petróleo, não há alternativa à energia nuclear", ressaltou o chefe do Governo do país que em 26 de abril de 1986 foi palco do maior desastre nuclear da história.”
O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl (originalmente chamada Vladimir Ilyich Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. 1-Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, 2-resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.
Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.
O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados países de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia têm suportado um contínuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. É difícil dizer com precisão o número de mortes causadas pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são