LATINHA ELETRIZADA
Junior
Karoliny de Sousa
Larissa Clarino
Luana Nogueira
Maria Juliana dos Santos.
A LATINHA ELETRIZADA Conceito de carga elétrica, força elétrica e os processos de eletrização abordados de forma lúdica com bexiga de aniversário e lata de refrigerante. Na eletrização por atrito existe uma fricção entre dois corpos, havendo passagem de elétrons de um corpo para o outro. Após o atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porem com sinais contrários. Um mesmo corpo pode tornar-se positivo ou negativo, dependendo da substancia que com ele é atritado. Denomina-se serie triboelétrica a um conjunto ordenado de substancias, de modo que cada uma adquira a carga negativa quando atritada com qualquer uma das outras substancias que a antecede, ficando assim, positiva quando atritada com a substância que a sucede. MATERIAIS:
Bexiga de aniversário.
Lata de alumínio vazia.
MÉTODO:
Ao atritar a bexiga no cabelo, a bexiga retirará alguns elétrons dos cabelos, ganhando carga negativa. Quando a aproximamos da latinha, os elétrons desta se afastam para o lado oposto, enquanto o lado mais próximo à bexiga ganhará carga positiva. É essa diferença de cargas que torna possível a atração entre elas.
CONCLUSÃO:
Na natureza os corpos são encontrados eletricamente neutros, e o número de elétrons igual ao número de prótons. Entretanto se provocarmos a retirada ou acréscimo de elétrons a um corpo por meio de um processo de atritá-lo a um outro corpo, ele adquira carga elétrica.
REFERÊNCIAS:
http://www.cienciatube.com/2009/07/cabo-de-guerra-eletrostatico-usando.html
https://www.youtube.com/watch?v=5uvCOE1CN4g