Experiencia eletroestatica
Resumindo, eletrostática é o estudo dos fenômenos gerados por cargas em repouso. A eletrostática é mais comum em nosso dia a dia do que parece. Um exemplo de eletrostática bem comum em nosso dia a dia, é quando ligamos a TV, e ao aproximarmos nosso braço, os nosso pelos se arrepiam.
A eletrização pode ocorrer de três formas: por atrito (como vamos apresentar nesse trabalho), por condução (contato) e por indução. A eletrização por atrito consiste na transferência de elétrons entre os corpos atritados. A eletrização por contato, diferentemente da eletrização por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente. Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome; e consiste basicamente na movimentação da carga.
A experiência
SOBRE E MATERIAIS
A experiência que vai ser apresentada é um cabo de guerra eletrostático, no qual haverá uma disputa na atração de uma latinha de alumínio, entre um cano de PVC e um balão. Agora, vamos ao passo a passo dessa experiência.
Materiais necessários: Um cano de PVC, um balão, uma flanela e uma latinha de alumínio vazia.
Custo da experiência: Baixo
Dificuldade: Fácil
Segurança: Seguro
Passo a Passo
PASSO 1
Coloque a lata de alumínio deitada em uma mesa ou em alguma superfície em que ela possa se movimentar.
---
PASSO 2
Esfregue (atrite) o cano de PVC e o balão (cheio) na flanela por algum tempo.
---
PASSO 3
Aproxime um objeto de cada vez da lata e veja que a lata será atraída pelos objetos.
---
Conclusão
O cabo de guerra é uma brincadeira mundialmente conhecida, e já foi um esporte de olimpíada entre 1900 e 1920. No caso do cabo de guerra apresentado, o que acontece, é a transferência de carga entre os objetos atritados (balão e flanela / cano e flanela). O que acontece, é que um dos