Enfermagem do Trabalho
1. Introdução:
A enfermagem é uma ciência, que tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde ao ser humano, saudável ou doente, ao longo da sua vida, na comunidade em que está inserido, de modo que mantenha, melhore e recupere a saúde, e que adquira a máxima capacidade funcional tão rápido quanto possível, independentemente do tipo de prática ou ambiente de trabalho, os enfermeiros partilham um atributo que os define: são profissionais empenhados que detêm uma filosofia holística de cuidados (BAUMANN, 2007).
A enfermagem do trabalho é um ramo da enfermagem que utiliza métodos e técnicas empregadas na saúde pública, visando à promoção da saúde do trabalhador, proteção contra os riscos decorrentes de suas atividades laborais, proteção contra agentes químicos, físicos, biológicos e psicossociais, manutenção de sua saúde, bem-estar físico e mental, e recuperações de lesões, doenças ocupacionais ou “não-ocupacionais” e sua reabilitação para o trabalho.
2. Desenvolvimento:
O enfermeiro do trabalho ou enfermeiro ocupacional é o profissional portador de certificado de conclusão de curso de especialização em enfermagem do trabalho , em nível de pós-graduação. Ele assiste trabalhadores promovendo e zelando pela sua saúde, fazendo prevenção das doenças ocupacionais e dos acidentes do trabalho ou prestando cuidados aos doentes e acidentados, visando o bem-estar físico e mental dos seus clientes. Ele planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia toda a assistência de enfermagem. Esse profissional realiza procedimentos de enfermagem de maior complexidade e prescreve ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Visando o planejamento adequado da sua assistência, este profissional deve ter um bom conhecimento sobre a empresa, incluindo a atividade principal, a planta física, o esquema de todas as seções, o processo de trabalho, os equipamentos e as substâncias utilizadas. São também importantes outras