energia solar
Jálisson Luiz Dias (Aluno do 4° período de graduação do curso de geografia – UFCG/CFP/UACS)
RESUMO O texto propõe abranger de forma simples, breve e geral as estiagens pelas quais, o povo nordestino convive frequentemente, elucidando um pouco sobre esta região e relatando a seca em seus principais pontos como: A origem e As consequências. Evidencia também os projetos governamentais realizados no intuito de atenuar os resultados negativos proporcionados pelos longos períodos secos que naturalmente falando não podem ser evitados.
Palavras-chave: Seca, Nordeste, Origem e Consequência.
ABSTRACT The text proposes to cover in a simple, brief and general droughts why the northeastern people often coexists, explaining a little about this region and reporting on the drought in its main points as: Origin and Consequences. It also outlines government projects undertaken in order to mitigate the negative results provided by long dry periods that naturally speaking cannot be avoided.
Keywords: Drought, Northeast, Origin and Consequence.
1. Introdução
A seca é um fenômeno constante na vida dos nordestinos e a região nordeste, quando passiva de apresentação geral por diversos motivos torna-se inviável não interligar a seca entre seus aspectos principais, no Brasil o sertão nordestino apresenta os menores índices pluviométricos e partindo desse questionamento é necessário verificar quais são os fatores que determinam o clima da região. A abrangência maior e fundamento principal destinado a este texto é a questão da seca nesta região, mas para uma melhor compreensão é necessário uma base e uma analise simples ou pouco aprofundada da região nordeste, assim como entender o que de fato acontece para que essa parte do território brasileiro seja tão castigada com estiagens severas que prejudica e desnorteia uma população enorme que segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 53.081.950 habitantes.