Energia
• Blindagem eletrostática é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas.
• Ocorre numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.
• Essa blindagem pode ser vista facilmente, para isso pegue um celular ou um rádio ligado e embrulhe-o em papel alumínio. O alumínio vai agir como uma proteção, o celular e o rádio poderão perder o sinal, outro exemplo é o carro, que nos protege de descargas elétricas.
02) Experiência da Gaiola de Faraday.
O físico britânico Michael Faraday fez, em 1836, um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Ele construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador eletrostático de alta voltagem e colocou um eletroscópio em seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro. Esse experimento ficou conhecido por “Gaiola de Faraday”.
03) Centelha elétrica de um isolante.
Centelha elétrica é quando dois corpos com potenciais distintos estão distantes entre si e separados por um material com determinado valor de rigidez dielétrica. Eis que esses corpos apresentam uma diferença de potencial maior que a rigidez dielétrica (isolante) do que os separa. Nesse momento tem-se uma descarga (faísca), simplesmente ocorrem corrente elétrica entre os dois corpos através do meio que os separa.
04) Relâmpago e trovão (o que são, e o que é preciso para ocorrer esses fenômenos).
• O relâmpago é uma enorme centelha elétrica que salta de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a terra. Trovão é o som que se propaga do relâmpago.
• Durante a formação de uma tempestade, verifica-se que ocorre uma separação de cargas elétricas, à medida que vão se avolumando as cargas