relatorio experimental do pendulo eletroestatico
ENSINO MÉDIO 3ºM03
FÍSICA
PÊNDULO ELETROESTÁTICO
2º Trimestre
Vila Velha – 2014
RESUMO
Através de experimentos simples foi demonstrado os fenômenos da eletrostática, que consiste no estudo das cargas elétricas em repouso (suas propriedades e comportamentos). Observou-se que ao atritarmos corpos formados por materiais diferentes, ocorre uma troca de elétrons entre eles, de modo que um fica com falta de elétrons e o outro com excesso. Os corpos que apresentam excesso o ou falta de elétrons são chamados de corpos eletrizados e quando aproximados um dos outros observasse o princípio da atração e repulsão de cargas. Utilizaram-se vários tipos de materiais nos mesmos experimentos (plástico, náilon, alumínio etc) para obtermos a eletrização.
INTRODUÇÃO
Partindo da nossa experiência sobre força de atração e de repulsão no qual seu princípio diz que cargas iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem, temos a nossa próxima experiência de Detector de Cargas “Pêndulo Eletrostático”.
O pendulo eletroestático é usualmente utilizado para demonstrar fenômenos de atração ou repulsão. Será muito útil na compreensão dos processos de eletrização e na visualização de um dos principais princípios da eletroestática. Toda matéria é constituída por átomos, que por sua vez se dividem em vários pequenos componentes, destes pequenos componentes do átomo, o elétron, próton e o nêutron são de fundamental importância quando falamos sobre a eletrostática. Os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo, está região concentra a maior densidade do átomo, já os elétrons descrevem orbitas elípticas ao redor do núcleo, na chamada eletrosfera.Uma característica elementar do átomo é possuir carga elétrica.Dizemos que um corpo está eletricamente carregado positivamente ou negativamente quando o numero de prótons e elétrons não são iguais, caso ocorra à igualdade entre