pinata
Trata-se de uma brincadeira, que, normalmente, se dedica às crianças, contudo pode ser jogado por adolescentes e até adultos. Consiste em uma panela, recheada de doces, totalmente coberta por papel crepon, suspensa no ar a uma altura média de dois metros, onde o participante, vendado, tenta quebra-la com um bastão e, conseqüentemente, liberar os doces.
É especialmente popular no México, onde é comum em aniversários, sob a forma de uma estrela de cinco pontas.
No Brasil, se restringe à Região Nordeste, mais precisamente nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e interior da Bahia, sob o nome de quebra-panela ou quebra-pote.
É possível que a origem do pinata reside na China. Quando Marco Polo visitou a China no século 13, ele encontrou os chineses usando papel colorido para cobrir as formas feitas nas formas de animais, como bois ou búfalos. As formas foram então retirados para liberar as sementes durante as comemorações de Ano Novo.
La Pinata na Europa
O costume espalhou para a Europa a partir do século 14. O primeiro domingo da Quaresma foi chamado " Pinata no domingo. Os originais " pinatas foram feitas sem uma base e se assemelhava a um recipiente de barro água. Em italiano, " Pinata " significa " vaso frágil. "
La Pinata no Novo Mundo
Missionários espanhóis usaram o pinata colorido como uma forma de atrair seguidores na América do Norte. Os povos indígenas do México já tinha uma tradição semelhante em que panelas de barro decorados cheios de tesouros foi arrombado com um pau ou um clube. Os maias, que adorava esportes, utilizado bandagens sobre os participantes para criar um jogo desafiador.
Significado religioso
Por causa dos missionários, o pinata adquiriu significado religioso cristão. A panela de barro representavam Satanás. O mais tradicional mexicana