Pinhata
O significado das "Pinhatas" refere-se basicamente à luta entre o bem e contra o mal, em que o mal é representado pela “Piñata”.
A “Piñata" é uma estrela de sete bicos, os quais simbolizam os sete pecados mortais. As "Pinhatas" são vistosa e com muitas cores, o qual simboliza o atractivo das tentações e do pecado.
O pau com que se bate na “Piñata” simboliza os dotes que Deus da para vencer ao mal. O facto de ser com os olhos tapados, simboliza a fé, que não necessita "ver para crer". Os doces que caem após a destruição da "Piñata", representa a graça que se recebe com o perdão dos pecados.
A Piñata no Mundo:
No México, enquanto que uma pessoa passa a bater na "Piñata" para a partir, é costume cantar-se a seguinte canção:
Dale, dale, dale, no pierdas el tino, porque si lo pierdes, pierdes el camino. Dale, dale, dale, no pierdas el tino, mide la distancia que hay en el camino. Dale, dale, dale, no pierdas el tino, porque si lo pierdes, pierdes el camino. Dale, dale, dale, dale y no le dio, quiten le el palo porque sigo yo. pouêt o también se usa esta versión: Dale, dale, dale no pierdas el tino por que si lo pierdes pierdes el camino ya le diste uno ya le diste dos ya le diste tres y tu tiempo se acabo.
Em Cuba a tradição das "Pinhatas" é imprescindível em festas infantis, as "Piñata" não são destruídas com um pau, senão que, na parte inferior são afixadas cordas. As crianças em simultâneo puxam de uma corda cada um, assim que um adulto dá ordem de voz para isso, assim, descola-se a base da "Piñata", da qual saem doces, caramelos, "confetis" e pequenos brinquedos.
As "Piñata" são figuras de personagens de desenhos animados, ou estruturas como barcos, casas ou aviões e frutas.
Assim, a tradição de pinhatas em festas infantis nos dias de hoje, mantém-se com bastante incidência em toda a América Latina, bem como nos países mais Latinos da Europa (Espanha e