Imaginação sociológica/Como operar seu cérebro
Já nascemos com a nossa visão da realidade pronta, que não foi construído por nós mesmos e sim por outros que vieram antes de nós e que vêem sendo passado por gerações através da cultura (política, religião, autoridades...). A Imaginação sociológica veio para mudar todo esse conceito, veio para nos fazer pensar.
Nosso cérebro ama a luz e uma fonte de luz que faz parte do nosso dia a dia é a televisão. A partir disso, vejamos como a televisão tem uma grande influencia sobre a sociedade, no modo de pensar e em atitudes. Para que serve a novela? Sessão da tarde? Desenhos animados? Em que isso está a contribuir no nosso desenvolvimento mental? Em nada, isso são formas de fazer com que o nosso cérebro se ocupe com coisas desnecessárias, fazendo assim com que não questionemos outras informações que nos são passadas por ali, pessoas sem conhecimento são fáceis de serem controladas. O que você vê e ouve constrói seu modo de pensar. Não seja mais um telespectador na sua própria vida, seja você a sua mídia.
A Imaginação sociológica nos propõe uma visão mais ampla, olhar além do físico e uma própria interpretação da realidade. Não deixe que sua própria interpretação da realidade seja ofuscada, busque o conhecimento, não tenha medo, siga seus conceitos, não deixe que as leis dos “outros” te faça parar. Abra suas pupilas, tenha sua própria interpretação, Não seja um influenciado, influencie! Tenha a mente aberta, mude seu ambiente, aprenda a usar seu cérebro.
Construa sua própria mídia utilizando suas repetições de cores, áudio e imagens, se deixe fixado, reformule sua visão com base na sua interpretação.