“A criação artística infantil segundo vygotsky”
RESUMO
O presente trabalho aborda algumas concepções da criação artistica infantil, levantandos os aspctos mas relevantes, de como Vygotsky entendia o desenvolvimento dessa habilidade na criança.
A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.
ABSTRACT
This paper discusses some concepts of creating a children's art levantandos the aspctos but relevant Vygotsky understood how to develop this ability in children.
The socio-historical psychology, which is based on Vygotsky's theory, conceives of human development from social relations that the person down later in life. In this framework, the process of teaching-learning also is within interactions that will be giving us diverse social contexts.
1. INTRODUÇÃO
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto a seus alunos.
Refletir sobre a importância das trocas entre os parceiros como momentos significativos no processo ensino-aprendizagem remete, necessariamente, à psicologia sócio-histórica como paradigma de nossas reflexões. Cabe lembrar, dentro do espectro de reflexões que esta psicologia sugere, os objetivos e as finalidades que, acredita-se, deva ter a ação educativa. Temos por pressuposto de nosso trabalho a meta maior de, inseridos no contexto em que vivemos e na realidade manifesta em nosso país, criar condições para que os alunos