latinha de aluminio
A história da lata começou em 1795 quando o governo Francês ofereceu um prêmio de 12.000 francos para quem inventasse um método de conservar comida. isso é uma forma de transportar comida sem apodrecer fosse descoberta.
As latas de alumínios passaram a ser amplamente utilizadas como embalagens de bebidas a partir da década de 60. O sucesso deve-se à segurança e inviolabilidade, que mantém inalterados sabor e condições de higiene do produto. Além disso, são leves, têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo e ocupam menos espaço na geladeira.
matéria prima
As principais matérias-primas para obtenção do alumínio são o mineral bauxita (encontrado próximo à superfície, em profundidade média de 4,5 metros) e energia elétrica. Também são utilizados outros produtos, tais como carvão, fluoreto de alumínio, cal, ácido sulfúrico e soda cáustica. Além do alumínio, uma lata contém 1% de magnésio, 1% de manganês, 0,4% de ferro, 0,2% de silicone e 0,15% de cobre.
interfere na natureza
É triste ver a quantidade de lixo que estamos encontrando em nossas caminhadas. Na maioria das vezes são latinhas de refrigerante ? É necessário ter essa consciência ambiental.
Para se ter uma idéia de como esse lixo prejudica a natureza, uma simples latinha de refrigerante demora aproximadamente 200 anos para ser reintegrada a natureza, ou seja, se você jogar uma latinha na mata e ninguém der o fim necessário, é bem provável que se algum dia seu neto passar por ali ela ainda esteja por lá.
RECICLAGEM
O Brasil é o campeão de reciclagem de latinhas de alumínio, chegando a reciclar 98,2% em 2009. Isto não acontece por consciência ambiental e sim porque têm valor comercial e por isto fonte de renda para milhares de pessoas pobres. As empresas que fabricam alumínio as compram para produzir "alumínio novo", tornando os custos mais baratos.
As latinhas coletadas são encaminhadas às fábricas onde são picotadas e submetidas a separadores eletromagnéticos que