Logistica
Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como “logística verde”, começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo; dessa forma podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam à diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.
Os processos de logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de logística reversa.
Brasil é o primeiro em reciclagem de latas de alumínio pelo nono ano. Com o índice de 91,5% na reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Atingiu a marca de 165,8 mil toneladas de latas de alumínio recicladas. São aproximadamente 12,3 bilhões de latas no