Administração
Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos formam e coordenam suas atividades. No início da administração as organizações atuavam em um ambiente equilibrado, com isso a necessidade de planejar era bem pequena. Os princípios da administração burocrática, como a formalização e a hierarquia eram capazes de dar conta do presente e do futuro da organização. Com o dinamismo que caracterizava as empresas contemporâneas, a importância tornou-se mais evidente. As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia, etc. O processo faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização, com isso proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional, e fornece consistência. O planejamento tem um impacto positivo na rentabilidade da organização (maiores lucros e melhor retorno sobre ativo). Um dos principais argumentos utilizados pelos críticos é que o planejamento formal “não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico”.
02 - Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar; Já os planos são guias no qual coordenam os recursos e ações necessárias da organização para alcançar os objetivos; Plano é no nosso dia-a-dia; A forma ou o meio na qual chegaremos a nosso objetivo. Por exemplo, “Vou fazer um curso para me qualificar melhor na área na qual