Oxidação do ferro
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 MATERIAL UTILIZADO 5 PROCEDIMENTOS 6 RESULTADOS 7 CONCLUSÃO 8 BIBLIOGRAFIA 9
1. INTRODUÇÃO
A investigação sobre a corrosão do ferro é extremamente importante para engenharia, uma vez que, atualmente a tecnologia empregada nas construções utiliza grande quantidade dos mesmos.
Esse processo começa na superfície do metal e acaba levando a sua total deterioração caso não sejam tomadas medidas preventivas.
Nas zonas mais expostas ao Oxigênio do ar, cria-se um película com óxidos gerando uma oxidação. O estudo da oxidação do ferro é muito importante para assegurar a segurança e prevenir problemas estruturais.
Por isso a importância de estudar suas reações à diferentes tipos de situações.
2. OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Observar os efeitos da oxidação do ferro em contato com diferentes mateiras. * Comprovar o efeito da oxidação em metais. * Visualizar o processo de oxirredução. * Testar a oxidação estando em contato com zinco. * Definir a concentração hidrogeniônica em soluções com um papel indicador; * Preparar uma solução Agar-Agar; * Identificar condições que protegem o ferro da corrosão; * Identificar condições que aceleram a corrosão do ferro.
3. MATERIAL UTILIZADO
* Um becker com 200 ml de água; * Aquecedor para água; * Balança; * 5 pregos de ferro limpos; * 01 Prego torto e enferrujado; * Bombril; * Agar-agar; * Ferricianeto de potássio 0,1 m; * Solução 0,1% de fenoftaleina; * 02 fio de cobre, pó de zinco e 01 fita de magnésio * 01 termômetro, 01 bastão de vidro e 01 espátula * 300 ml de água destilada; * 3 placa de petri. * Guardanapo. Utilizado para desengordurar os pregos
4. PROCEDIMENTOS
Foi aquecido água até 80 graus centígrados.
A água a 100 graus Celsius