Pilhas: Oxidação e Redução do Ferro
Com base nas pesquisas e estudos realizados em aula, este trabalho teórico - prático tem como finalidade elucidar os conceitos tomados sobre o tema: Pilhas – Oxidação e Redução do Ferro, permitindo, assim, a elaboração de um relatório conclusivo a partir da visualização em tempo real dos acontecimentos e reações; a compreensão do conteúdo, como finalidade do projeto, tornar-se-á mais fácil, uma vez que poderemos acompanhar a teoria em si em sua total forma prática.
Relatório Conclusivo
1. Escreva uma semiequação de oxidação do ferro e indique o número de oxidação das espécies:
Fe → Fe+² + 2e-. Os números que acompanham o íon do ferro tem relação com o estado de oxidação apresentado pelo ferro, que são +2 e +3.
2. A ferrugem é o óxido de ferro (III) hidratado, representado pela fórmula Fe2O3 . nH2O. Escreva a equação global que representa o enferrujamento de um prego:
2Fe(OH)3 → Fe2O3 . H2O + 2H2O
3. Coloque as soluções em ordem decrescente do meio mais agressivo para o menos agressivo para o prego. Explique os resultados obtidos:
Sulfato de Cobre (espécime 6): Iniciado o projeto, após pequeno período de tempo o prego sofreu redução, adquirindo coloração avermelhada. (anexo 3) Água saturada de NaCl (espécime 2): Partículas de coloração alaranjada depositaram-se no prego, que sofreu redução; o sal da mistura emergiu para a borda do tubo de ensaio; uma quantidade de água sofreu evaporação. (anexos 1 e 2)
Água normal (espécime 1): O prego sofreu oxidação (corrosão eletroquímica, que caracteriza-se pela presença de água no processo), a ferrugem depositou-se no fundo do tubo de ensaio; parte da água evaporou. (anexos 1 e 2)
Água destilada (espécime 3): O prego sofreu oxidação, também conhecida por corrosão eletroquímica, que é caracterizada pela presença de água, neste tubo, pura; parte da mesma evaporou e pouca ferrugem se depositou no