iogurte de cappuccino
GUIMARAES, F. I. T. AQUINO, A. C. A. LOPES, A. B. CRUZ, A. F. GARCIA, B. F. A. VALENÇA, D. A. S. CASTRO, E. F. ROCHA, G. C. RODRIGUUES G. J. SILVA, L. K. B.
Resumo
O iogurte de cappuccino é uma bebida que apresenta características de interesse comercial, pois sua matéria prima é o leite, e este é trabalhado na fermentação lática por duas bactérias fundamentais, porque se houver mais ou menos tipos de bactérias, este deixará de se chamar iogurte e começará a receber a nomenclatura de leite fermentado ou pró-biótico, as duas Bactérias que atuam neste são: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus que atuarão na coagulação do leite através da fermentação lática, que começa basicamente com a lactose, que é desdobrada por fora da célula bacteriana junto a uma ação enzimática e posteriormente entra na célula e é transformada em ácido lático; Assim que o leite esta coagulado, faz o uso de um aromatizante e saborizante de cappuccino.
Palavras-chave: Lácteos, micro-organismos, coagulação
1 INTRODUÇÃO
O leite é uma bebida de cor branca, ligeiramente amarelada, de odor suave e gosto adocicado. É secretado pelas glândulas mamárias, sendo alimento indispensável aos primeiros meses de vida dos mamíferos. É produto sensível, absorve os odores do meio em que se encontra (CARVALHO, 2008).
Em conceitos volumétricos, a água é o maior constituinte do leite. Entra, em média, na porcentagem de 87,5%, influindo sensivelmente na densidade do leite, e os 12, 5% restantes são substâncias sólidas. Como se sabe, a composição do leite de vaca varia de acordo com a espécie, a raça, a individualidade, a alimentação, o tempo de gestação e outros fatores. A composição média do leite de vaca varia bastante, mas podemos tomar por média as seguintes porcentagens: água [87,2%], gordura [3,6%], lactose [4,5%], proteína [3%] e sais [0,7%] (VALSECHI, 2001).
O homem aprendeu a transformar o leite, não só com o objetivo de aumentar sua durabilidade, mas de