Eletroquimica
ELETROQUÍMICA
Apesar de ser um campo vasto, com muitas aplicações em nosso dia-a-dia, a Eletroquímica pode ser dividida em dois tipos fundamentais de fenômenos: • Pilhas: são sistemas em que energia química transforma-se em energia elétrica • Eletrólise: são reações químicas que necessitam de energia elétrica para que possam ocorrer. É basicamente o processo oposto ao de uma pilha.
1. DEPOSIÇÃO METÁLICA Quando uma reação ocorre entre metais e cátions metálicos, formando uma camada de metal em outro, este fenômeno recebe o nome de deposição metálica. Ex: Colocar uma barra de zinco mergulhada em uma solução de CuSO4 (sulfato de cobre II), cuja cor é azul devido à presença de cátions Cu2+. O que acontece com a solução e com a barra de zinco?
Três barras de diferentes metais (Ag, Cu e Mg) são mergulhadas em recipientes contendo iguais soluções aquosas de ZnSO4. Responda: a) Em qual das barras haverá deposição metálica? b) Qual é a equação química correspondente a essa deposição? c) Qual é o agente redutor e qual o oxidante?
2. PILHAS (CÉLULAS ELETROQUÍMICAS) Pode-se utilizar as reações em que ocorre transferência de elétrons, ou seja, reações de oxirredução, para obter uma corrente elétrica, que é caracterizada por um movimento ordenado de