Economia
Professor: Miguel Zacarias
Acadêmico: Jesum I. Lopes dos Santos
Introdução à Economia
TERMINOLOGIAS
Bens de Capital: Bens que produzem outros bens.
Exemplo: Máquinas, equipamentos.
Bens substitutos: É o nome dado na economia a um bem que possa ser consumido em substituição a outro.
Exemplo: margarina e manteiga; carros novos e usados.
Capital humano: É a capacidade de conhecimento, competências e atributos de personalidade consagrada na capacidade de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico, são atributos adquiridos por meio de educação e experiência.
Exemplo: os médicos obtendo mais experiência, a sua base de competência vai aumentar, bem como sua dotação de capital humano.
Correlação: Indica a força e a direção do relacionamento linear entre duas variáveis aleatórias. No uso estatístico geral, correlação ou co-relação se refere à medida da relação entre duas variáveis, embora correlação não implique causalidade. Neste sentido geral, existem vários coeficientes medindo o grau de correlação, adaptados à natureza dos dados. Dois eventos não relacionados que se movem em conjunto.
Exemplo: Velocidade x consumo de combustível.
Demografia: A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento. A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ou um grupo específico, definido por critérios como a Educação, a nacionalidade, religião e pertença étnica.
Exemplo: quantidade de pessoas idosas em Caxias do Sul.
Efeitos demográficos: È a transformação da estrutura etária brasileira, através dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e mortalidade.
Exemplo: O processo de