Bibliografia vinicius de moraes
Durante sua infância ele viveu no Rio de Janeiro, nasceu no bairro da Gávea, aos três anos se mudou para Botafogo onde foi morar com os avós e estudar na Escola Primaria Afrânio Peixoto. Ainda na infância escreveu seus primeiros versos. Em 1924 entrou para o Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde ingressou no coro da igreja e montava pequenas peças de teatro.
No ano de 1929 concluiu o ginásio e a sua família retornou para a Gávea. Nesse mesmo ano ingressou aos 16 anos na Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em Direito em 1933, ano em que publicou “O Caminho para a Distância”, seu primeiro livro de poesia.
Em 1935, recebeu o prêmio Filipe d’Oliveira pelo seu livro “Forma e exegese". Em 1936, começou a trabalhar como censor cinematográfico, representando o Ministério da Educação, abandonando a carreira diplomática por causa da música e da poesia. Dois anos depois, em 1938, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford, e nesse ano publicou os Novos poemas. Ainda na Inglaterra casou-se por procuração com Beatriz Azevedo de Melo.
No ano de 1939 tem inicio a Segunda Guerra Mundial, assim o poeta retorna ao Brasil. Passando uma extensa temporada em São Paulo e, quando voltou ao Rio de Janeiro, começou a contribuir na imprensa. Neste tempo, já era reconhecido como poeta e expandiu amizade com vários nomes importantes da literatura, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Em 1943 entrou na carreira diplomática, seguindo três anos depois para Los Angeles (EUA) como vice-cônsul.