Las Categori As En El Arte
Autor: Heinrich Wölfflin
Heirich Wölfflin foi um escritor, filósofo, crítico e historiador da arte suíço. Wölfflin foi um dos mais influentes historiadores da arte do século XX. Autor de livros consagrados como: A Arte Clássica, Conceitos Fundamentais da História da Arte e Renascença e Barroco.
Referência no desenvolvimento da teoria estética moderna, Heinrich Wölfflin elaborou, no início do século XX, um importante sistema de conceitos para a compreensão da obra de arte, tal sistema foi aplicado na análise de dois períodos: o Renascimento e o Barroco.
Wolfflin estabelece uma tipologia a partir de alguns pares de opostos
Nessa elaboração, o Renascimento aparece associado as tipologias de linearidade, superficial forma fechada, pluralidade e clareza absoluta. Por outro lado, o modelo Barroco se encaixa pelas idéias opostas: pictórico, profundidade, forma aberta, unidade e clareza relativa.
Tais Tipologias são tipos ideais e funcionam como pólos estilísticos dos quais uma obra de arte mais se aproxima ou afasta.
Os 5 Pares
1- Linear e Pictórico:
O linear é aquele tipo de arte em que os limites formas são delineadas claramente, com linhas bem definidas. A arte pictórica, por sua vez, permite que os efeitos da luz sejam mais evidentes.
2- Superficial e Profundo:
Superficial :sucessão de planos distintos e bem ordenados. Busca de combinação das formas no plano. Visão do observador se defronta com uma configuração sólida no primeiro plano, atraindo o olhar para o plano.
Profundidade: Composição voltada para os efeitos de profundidade. Profundidade desordenada e caótica. Valorização das relações entre os elementos da frente e do fundo da tela. O olhar do observador é atraído para o fundo da tela. O espaço da tela sugere um movimento homogêneo em direção ao fundo.
3 -Forma aberta e Fechada
Forma aberta: O estilo aberto significa que a imagem extrapola a si mesmo em todos os sentidos e pretende parecer ilimitado,