Conexões entre cultura, identidade e memoria
Erinete de Fátima Rosa Gomes
Esse trabalho tem a finalidade de apresentar uma breve discussão acerca da conexão entre as seguintes categorias de analisecultura, identidad y memoria, así como la fecundidad heurística de estas categorí: Cultura, Identidade e memória.
Cultura que do latim significa “cultivar o solo” e “cuidar”, trata-se de um conceito proposto inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor de forma a referenciar todo conjunto metabiológico criado pelo homem, considerando as práticas e ações sociais que sao estabelecidos por um padrão determinado no determinado espaço. Inclui-se nesse paradigma as crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que integram e identificam uma sociedade, permitindo explica-la e dá sentido à cosmologia social. Enfim, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Logo, podemos aferir que a cultura é uma herança que o homem recebe desde seu nascimento. No momento em que é posta no mundo, a criança já recebe um conjunto de influências do grupo em que nasceu: seja por meio das maneiras de alimentar-se, do seu vestuário, a língua falada, a identificação de um pai e de uma mãe, e assim por diante. No decorrer do seu crescimento biológico e psico-social ela vai recebendo novas influências desse mesmo grupo, de modo a integrá-la na sociedade, da qual participa como uma personalidade em função do papel que nela exerce.
A herança cultural não pode ser confundida com a herança biológica. Pois, o homem ao nascer recebe essas duas heranças: a herança cultural vai lhe conferir a transmissão de hábitos e costumes, ao passo que a herança biológica apenas transmite as características físicas ou genéticas de seu grupo humano. Exemplificando se uma criança, nascida numa determinada sociedade, for levada para outra, passando a ser criada por esta, ela crescerá com todas as características físicas - cor da pele e do cabelo,