A Estratégia na Nova Comunicação da Vivo
COMUNICAÇÃO DA VIVO
Paulo Vanderson Ramos de Almeida
Rosany Passos Araújo
RESUMO
Este artigo tem por objetivo analisar a propaganda Vivo – Conectados vivemos melhor, campanha esta veiculada para a empresa de telefonia Vivo, que inicia assim uma nova posição no mercado. No anúncio destaca-se o interdiscurso ou memória discursiva - no qual se resgata a mesma canção usada no lançamento da marca em 2003, o ethos – onde a operadora de mostra mais próxima dos brasileiros, leitor-modelo - mostrando ao espectador cenas pelo Brasil, apresentação da nova marca da Vivo, o uso de animação em 3D e sua intenção quanto ao termo conectados que complementa seu slogan: Vivo. Conectados vivemos melhor. Além da pesquisa bibliográfica como metodologia, também foi utilizada uma peça audiovisual para expressar a proposta deste artigo.
Palavras-chave: Vivo. Marca. Publicidade. Estratégia de comunicação.
1. INTRODUÇÃO
Com nove anos no mercado e para comunicar sua nova fase (unificação das marcas
Telefônica e TVA para Vivo), a Vivo assina o slogan “Vivo, Conectados vivemos melhor” que criado pela agência África, com produção da Vetor Zero/Lobo, mostra uma das melhores animações em 3D criadas na publicidade brasileira.
A marca Vivo foi criada em 2003, e em 2010 foi adquirida pela Telefônica, empresa de telefonia de origem espanhola. Percebendo que a marca Vivo tem reconhecimento em território brasileiro, a Telefônica resolve unificar-se à marca Vivo e dar identidade a mesma através de sua nova campanha institucional lançada em 15 de abril de 2012 no intervalo do programa Fantástico.
A nova campanha da Vivo visa o alcance entre todas as pessoas, ou seja, que a conexão oferecida pela marca esteja presente em todos os lugares. Essa nova maneira de apresentar seus novos serviços utilizando um recurso pouco usado no meio publicitário, a
animação 3D, onde apresenta vários personagens típicos de regiões