Porque Se Tornar Internacional
Uma das razões principais para implementar uma estratégia internacional ( em vez de uma estratégia focalizada no mercado doméstico) é que os mercados internacionais produzem novas oportunidades potenciais.
Outro motivo tradicional para que as empresas se tornem multinacionais é garantir os recursos necessários. Fornecedores-chave de matérias-primas – especialmente minerais e energia – são importantes em algumas indústrias ( bauxita, borracha, petróleo...)
Outros procuram garantir acesso a fatores de produção de baixo custo. As indústrias de vestuário, produtos eletrônicos, relógios, e muitas outras deslocaram partes de suas operações a localizações estrangeiras em busca de custos mais baixos. Há, ainda, o fato de ampliar o ciclo de vida do produto-CVP. Razões emergentes estão focadas na combinação entre Internet e telecomunicações móveis, o que facilita as transações globais. Do mesmo modo, há uma pressão crescente por integração global, à medida que a procura por commodities ultrapassa fronteiras, havendo ainda uma pressão crescente a favor da responsividade do país local.
8.2.1 Expansão do mercado
As empresas podem ampliar o tamanho de seus mercados potenciais – às vezes drasticamente – ao se moverem para mercados internacionais.
Mudar gostos e práticas de consumo ligados a valores culturais ou tradições não é simples.
Seguir uma estratégia internacional é uma opção especialmente atraente para empresas que competem em mercados domésticos que têm limitadas oportunidades de crescimento.
O tamanho de um mercado internacional em particular também afeta a disposição que uma empresa tem para investir em P&D para construir vantagens nesse mercado. Mercados maiores geralmente oferecem retornos potenciais mais elevados, dessa forma, via de regra, apresentam menos risco para os investimentos da empresa. A maioria das empresas prefere investir mais fortemente naqueles países que possuem o