lançamentos
Passando primeiramente a posição inicial também chamada posição de partida onde o lançador se posiciona de costas para o lançamento, devendo assim fazer com que a empunhadura seja realizada de modo que o disco fique preso, não devendo ter contato com o braço, devendo ficar somente em contato com a palma da mão e a ponta dos dedos.
Depois dessa fase inicial o atleta inicia o movimento de giro onde realiza os balanceios, que será a forma que produzira a força para efetuar o lançamento.
O lançamento é realizado no final do giro, lembrando que, com a queda do pé contrario ao braço de lançamento, a ação conjunta dos membros é responsável pela criação do sistema de força que melhora o lançamento.
O arremate ou finalização, é o que acontece após a o disco ser solto, é quando o lançador deve usar suas forças para não sair do circulo e anular sua prova fazendo assim a reversão.
As técnicas de lançamento de dardos ocorrem em cinco fazes.
Diferente do lançamento de disco o lançamento de dardo inicia com o atleta de frente para o setor de lançamento, o atleta deve segurar o dardo acima do ombro próximo a altura da cabeça, depois de se preparar e se concentrar ele deve iniciar a corrida, o ritmo dela deve ser crescente em velocidade.
Quando atingir a marca de referencia o atleta devera iniciar o primeiro passo iniciando a técnica dos sete passos, no final dos sete passos o atleta devera efetuar o lançamento do dardo, ele deve estar com o cotovelo estendido totalmente, levando o braço da posição de traz para iniciar o lançamento, o atleta devera utilizar das movimentações chamadas de arremate ou reversão para não sair da área de lançamento e invadir a área de queda.
Diferença física de lançadores e arremessadores.
A maior característica do arremessador de peso é do atleta ser forte e ter aceleração no momento de arremessar o peso, por esse motivo