Lançamento horizontal
Ao lançar um corpo podemos descrever movimentos diferentes, no caso do lançamento horizontal, é possível relatar dois movimentos simultâneos e independentes: O movimento vertical (M. U. V), sofre variação na sua velocidade devida aceleração da gravidade. O movimento horizontal (M. U), não sofre variação mantendo a sua velocidade constante na direção horizontal.
Quando um corpo esta em uma determinada altura, ele possui energia potencial e a medida que o mesmo parte do repouso em queda livre, desprezando qualquer tipo de resistência imposta pelo ar. A energia potencial do corpo no inicio da trajetória vai se transformando em energia cinética.
Um corpo está em queda livre quando a velocidade inicial é igual a 0 e o mesmo se encontra apena sob a ação da força gravitacional (10m/s²).
2-OBJETIVO
Neste relatório iremos avaliar o conteúdo do tema de lançamento horizontal abordando os movimentos (Uniforme e Uniformemente Variado).
3-DESENVOLVIMENTO
3.1-LANÇAMENTO HORIZONTAL
O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento no eixo Y (Vertical) e outro no eixo X (Horizontal).
Se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. - A projeção horizontal (x) do móvel descreve um Movimento Uniforme.
O vetor velocidade no eixo x mantém constante, sem alterar a direção, sentido e o módulo.
- A projeção vertical (y) do móvel descreve um movimento uniformemente variado.
O