Lançamento horizontal
Orientação do Professor para estudo em casa
Livro – Nome do livro – Capítulo 3 – Exercícios:
Básicos: 22 a 16
Avançado: 1 a 4
LANÇAMENTO HORIZONTAL
Considere um objeto disparado de uma altura h com velocidade horizontal . Sob a ação exclusiva da gravidade (g), o objeto toca o solo após um certo tempo de queda (t) cumprindo um alcance horizontal (A).
Este alcance corresponde ao deslocamento do movimento uniforme que ocorre na horizontal, com vx = v0 , ao mesmo tempo que o objeto despenca em queda livre vertical descendo h. A partir disso, temos:
Velocidade Resultante
LANÇAMENTO OBLÍQUO
Quando lançamos obliquamente um corpo, com uma velocidade inicial (v0 ), inclinada de um ângulo com a horizontal, notamos que ele descreve uma trajetória parabólica em relação ao solo, caso a resistência do ar seja desprezível.
Para estudar esse movimento, procuramos dividi-lo em dois: num movimento horizontal e num vertical. Como ponto de partida, fazemos a decomposição de sua velocidade inicial (v0 ), descobrindo as intensidades de suas componentes horizontal (v0x ) e vertical (v0y ).
O estudo de seu movimento vertical (MUV) permite obtermos a altura máxima e o tempo de vôo, em função de , e g.
Lembrando que no final da subida a velocidade vertical se anula (Vy= 0), temos:
Como o tempo de subida (ts) é igual ao de descida, basta dobrarmos o tempo de subida para obtermos o tempo de vôo (TT). Ou seja:
Primeira Etapa
01. (UEFS-01) Um corpo é lançado, do solo, com velocidade inicial de 20m/s, fazendo um ângulo de 53º com a horizontal.
Considerando a resistência do ar desprezível,g =10m/s2, sen53º =0,8 e cos53º=0,6 pode-se afirmar que, nessas condições, o tempo que o corpo permanece no ar é igual a:
a) 1,5s
b) 3,2s
c) 3,6s
d) 3,8s
e) 4,7s
02. (UEFS-03) Um projétil é disparado do solo com velocidade de 1000m/s, sob um ângulo de 53° com a