Lançamento Horizontal
Campus Sulacap
00UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus Sulacap ANDREA LOREDO GAMA CORTES
LUCIANA NEVES RODRIGUES
MARCIO CARVALHO ARMADA JUNIOR
VAGNER GIL DA SILVA RITA
Movimento de Projéteis: Lançamento Horizontal
Relatório apresentado ao professor Walace Pacheco, do curso de Graduação em Engenharia Civil, Turma 3089 (sexta-feira 19:20), da Universidade Estácio de Sá Campus Sulacap como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental I.
.
Rio de Janeiro
Outubro/2014
1. INTRODUÇÃO
Quando um corpo é lançado ao ar (lançamento horizontal) pode descrever movimentos diferentes, porém simultâneos e independentes. Um movimento vertical (y), uniformemente variado, sob a ação exclusiva da aceleração da gravidade. E um movimento horizontal (x) uniforme, pois não existe aceleração na direção horizontal.
No movimento vertical, atua a aceleração da gravidade (este movimento é visível a partir do momento em que é lançado o projétil, uma vez que o mesmo possui apenas componente horizontal de velocidade inicial), enquanto que no movimento horizontal, não há a componente da gravidade sobre o projétil, daí existe apenas movimento uniforme de velocidade sempre constante (Vh=constante).
2. OBJETIVOS
Determinar através do experimento a velocidade horizontal de lançamento de uma esfera metálica.
3. MATERIAIS E METODOS
- Rampa de lançamento
- Esfera de aço;
- Régua milimetrada;
- Fio de prumo;
- Folhas de papel branco, tamanho A4;
- Folhas de papel carbono.
4. PROCEDIMENTO
Primeiramente, montou-se um sistema utilizando o aparelho de lançamento horizontal sobre a bancada de experimentos, e colocou-se a esfera na rampa em uma determinada posição, de forma que a esfera fosse abandonada de uma determinada altura (y₀) compondo um lançamento horizontal. Na bancada, colocou-se papel carbono com uma folha branca em cima a fim de que se pudesse medir o alcance da esfera, pois ao tocar a bancada,