lançamento Horizontal
Lançamento de projéteis
Nome: Matheus Scheunemann
Turma: 221
Professor: Neco
Pelotas, 18 de setembro de 2014.
Lançamento horizontal
Todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto L, próximo da superfície da Terra, desprezados os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo, que é um arco de parábola.
Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.
Decompõe-se o movimento em duas parcelas:
Segundo o eixo X --- trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento --- S = So + V.t --- X= 0 + Vo.t --- X=Vo.t
Segundo o eixo Y --- trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade inicial Vo=0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo. Equações:
S = So + Vo.t + at2/2 --- Y= 0 + 0.t + gt2/2 --- Y=g.t2/2
Vy = Voy + a.t --- Vy= 0 + g.t --- Vy=g.t
V2=Vo2 + 2.a.ΔS --- Vy2 = Voy2 + 2.g.Δh --- Vy2 = 02 + 2.g.Δh --- Vy2 = 2.g.Δh
www.fisicaevestibular.com.br/cinematica13.htm
Lançamento Oblíquo ou de Projétil O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.
Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblíquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x).
Na direção vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e aceleração da gravidade (g)
Na direção horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a .
Observações:
Durante