Titulação Termoquímica
(Experiência 11)
Objetivos
Determinar a pureza de uma amostra de NaOH (soda cáustica); Utilizar as propriedades termoquímicas de uma reação de neutralização; Fazer a análise gráfica dos dados; Avaliar desvio padrão e erro relativo percentual. Introdução Teórica
Uma reação entre soluções aquosas de um ácido com uma base, também chamada reação de neutralização, pode ser resumida como a reação entre o cátion e o ânion , sendo liberada uma certa quantidade de calor. A reação de um mol de juntamente com um mol , em soluções diluídas, libera uma quantidade de calor que é denominada calor de neutralização e que para ácidos e bases fortes vale cerca de 57000 J. Se a quantidade de calor desprendido na reação é proporcional ao número mol dos reagentes, será proporcional também às massas dos mesmos.
É conhecida a relação:
a qual nos revela que para um aumento de massa ocorre um aumento proporcional de calor tal que a variação de temperatura permaneça a mesma. Adicionando HCl ou (titulantes) ao NaOH (titulado) deverá ocorrer um aumento de temperatura, aumento esse que cessa quando a reação não mais se processa. Adicionando excesso de titulante, a temperatura deverá cair após um máximo, porque não estaria mais havendo reação (já terá sido atingido o ponto de equivalência) e o sistema está recebendo o titulante a uma temperatura menor.
Materiais e Reagentes
Bureta
Béquer
NaOH
HCl
Termômetro
Água destilada.
Procedimento Experimental
Solução de NaOH contendo impureza inerte: esta solução foi preparada dissolvendo-se 10 g de NaOH (contendo impureza inerte) em 100 mL de H2O destilada.
a) Meça cuidadosamente 20 mL da solução de NaOH contendo impureza inerte, com uma bureta.
b) Transfira a solução do item anterior para um béquer, que por sua vez deve ser colocado dentro de um outro béquer