A cidade Pós - Liberal
DEJAYNE SOARES MOREIRA
MARIA CAROLINA CAVALCANTE DE ALMEIDA
YURI JIVAGO MEDEIROS
IDADE MÉDIA: ARQUITETURA ROMÂNICA
JI-PARANÁ
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a arquitetura românica como sua história, as suas características, os estilos que marcaram as épocas, sua estrutura e tudo que representa para arquitetura ao longo dos anos.
IDADE MÉDIA: ARQUITETURA ROMÂNICA
A arquitetura românica é um estilo que surgiu na Europa durante a crise do sistema feudal no século XI a XIII d.C. O termo românico foi criado para tudo que ainda não fosse gótico, assim, toda arte medieval anterior a 1200 que mostrasse uma ligação com a tradição mediterrânea poderia ser chamada de "românica".
Os mosteiros foram importantes para o estabelecimento da arquitetura românica principalmente a Abadia de Cluny e Abadia de Cister, onde se destaca o claustro, que ligava a igreja ao mosteiro, outros estilos que também foram importantes são as de peregrinação destacando-se a igrejas de Santiago de Compostela, Roma e Jerusalém. Essas igrejas possuíam planta em forma de cruz latina, com várias naves ( 3 ou 5). A mais famosa delas é a Saint- Sernin em Toulouse na França: Sua arquitetura se aproxima bastante da do Coliseu: abóbadas, arcos, colunas e pilastes ligados numa forma coerente.
A Saint-Sernin foi claramente planejada para acomodar grandes multidões de fiéis e possui uma nave central com elevadas proporções. A nave profunda era um grande desafio para o arquiteto pois quanto mais alta for a abóbada mais difícil é de sustenta-la, ele queria ver até onde era capaz. A iluminação indireta era obscura, proveniente das naves laterais.
A arquitetura românica tem como características gerais: a substituição do teto de madeira por abóbodas, grande espessuras