historia da Arquitetura
Com a revolução de 1848 , ocasiona-se uma crise tanto nos movimentos da esquerda quanto os regimes liberais da primeira metade do século .
Dentro dessa luta , a direita sai vitoriosa e a esquerda perde a confiança nas reformas setoriais , entre elas as relacionadas ao ambiente construído, e em meio a tudo isso os socialistas científicos (Marx e Engels ) criticavam e incentivavam os operários conquistar um poder para uma mudança no setor de produção que isso incentivaria há uma mudança em outros setores.
A burguesia vitoriosa mais tarde estabeleceu um novo modelo de cidade , onde se limitava certas liberdades de empresários e proprietários , sendo assim qualquer intervenção teria de passar pela administração que estabelecia e regulamentava as obras públicas, e com isso se teve um novo modelo para a cidade , passando de liberal para pós-liberal . Nesta nova fase , se obteve muito sucesso e com isso tornou o modelo duradouro.
O novo modelo restabelecia limites entre a administração pública se tinha um espaço mínimo , somente o necessário para fazer o órgão funcionar corretamente. Os terrenos urbanizados eram dependências dos proprietários individuais e a administração influenciava apenas no regulamento. Sendo assim os proprietários retinham todo o valor produzido pelo desenvolvimento da cidade com a renda mobiliária urbana , e com isso a administração não recuperava dinheiro gasto com construções de serviços públicos e assim estava sempre em déficit.
Os defeitos da cidade pós-liberal era a densidade excessiva no centro o que acarretava em uma falta de moradias baratas causando uma crise e um grande congestionamento.
Neste modelo os edifícios eram considerados manufaturados intercambiáveis, ou seja, poderiam ser demolidos parcialmente , tendo partes deslocadas , para beneficiar o alargamento das ruas, mas essa demolição era incompleta pois era preservado monumentos principais, para não perder o traço harmonioso de uma cidade antiga.
O