a Cidade e o Arquiteto
Faculdades Integradas de Cacoal
Mantidas pela Associação Educacional de Cacoal
Curso de Arquitetura e Urbanismo
E-Mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.br
Hiria Bianchini
Marciana Nogueira de Padua
Sthefany Azevedo de Oliveira
Valdir Pereira da Rocha Junior
ROTEIRO DO CAPITULO “A CIDADE NA HISTÓRIA” DO LIVRO A CIDADE E O ARQUITETO
Trabalho para disciplina de Sociologia Urbana apresentado à União das Escolas Superiores de Cacoal – RO (UNESC), como parte dos requisitos para obtenção de nota no primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Professor Mestre Samuel Rezende.
CACOAL/ RO/ 2013
INTRODUÇÃO
No primeiro capitulo “a cidade na História” faz uma busca histórica da construção topográfica das cidades e de sua formação a partir da população existente no local, tendo como objetivo deste trabalho relatar o resultado de estudos realizados a partir do oficio da profissão do Arquiteto no conjunto histórico da estruturação das cidades, sejam elas as cidades antigas, modernas ou até mesmo as grandes metrópoles.
NA ÓTICA DO AUTOR
O Autor Leonardo Benevolo usa uma linguagem simples para a melhor compreensão do leitor e já nas primeiras linhas ele dá sentido ao texto quando diz que “a palavra cidade emprega-se em dois sentidos: para indicar uma organização da sociedade concentrada e integrada [...] ou para indicar a situação física desta sociedade”
Benevolo buscou inspiração em grandes outros estudiosos e também em grandes obras como exemplo Louis Jouvet na obra A L’instar de Cuvier, entre outras que surgem no decorrer da leitura, o maior questionamento encontrado por ele, é Por que surgiram as Cidades? Como se fundiram um espaço físico diante de um emaranhado de estradas e praças e segredos ao que se refere às cidades Medievais são questões como estas que desperta o interesse em continuar na leitura e também encontrar respostas. Afinal é importante salientar