Análise Gravimétrica:
1. Uma grande parte das determinações gravimétricas refere-se a transformação do elemento a ser determinado em um composto estável e purp que possa ser convertido numa forma apropriada para pesagem.
2. Nucleação é o ato ou efeito de nuclear; organização em núcleos. Em biologia é o ato ou efeito de adquirir forma nuclear no interior de uma célula.
3. Os coloides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1 nanômetro e 1 micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. O nome coloide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, descobridor desse tipo de mistura.
4. É o tempo em que o precipitado, após ter sido formado, permanece em contato com a água-mãe. A digestão é o processo destinado à obtenção de um precipitado constituído de partículas grandes, o mais puro possível, e de fácil filtração. A disgestão, efetuada em temperatura elevada, é um processo de recristalização, no qual as impurezas ocluídas passam para a água-mãe.
5. Peptização do precipitado, é a reversão do precipitado para o estado coloidal, com partículas dispersas.
6. Absorção é o processo no qual uma substancia recebe outra. Essa substância infiltra-se na outra. ocorre absorção de liquidos e gases por solidos ou liquidos. Adsorção é o Processo pelo qual uma substância (gás ou líquido) adere à superfície de outra (sólido). Na adsorção verifica-se a formação de uma camada de gás ou líquido sobre a superfície de um sólido, ou seja, ambos são praticamente a mesma coisa, a diferença é que a adsorçao é apenas superficial.
7. Dupla camáda elétrica é a particula formada pelas forças repulsivas entre cátions e ânions.
8. Coalescência (química), processo químico de união de duas ou mais parcelas de uma fase.
9. Inclusões, são impurezas iônicas que ocupam aleatoriamente sítios no retículo cristalino, ocupados normalmente pelos íons