laminas de patologia
Degeneração Hidrópica
Aumento 10x40
Órgão: Testículos
Descrição: Células aumentadas de volume; Núcleo deslocado para a periferia, resultado do acúmulo de água; • Presença de grânulos eosinofílicos. Aumento do volume celular, com alteração da proporção citoplasma/núcleo e vacuolização citoplasmática que aumenta de volume, freqüência e intensidade de acordo com o estágio da lesão.
Lâmina 87
Necrose Caseosa
Aumento: 10x40
Órgão: Pulmão
Descrição: Notar a grande área de necrose caseosa, composta de células fragmentadas e coaguladas e restos granulares. A células necróticas se transformam em massa homogênea, acidófila, contendo alguns núcleos fragmentado; as células perdem totalmente seu contorno e os detalhes estruturais.Parenquima com focos de material amorfo e granular, circundados por inflamação granulamatosa.
Lâmina 37
Congestão Hepática
Aumento: ?
Órgão: Fígado
Descrição: Os sinusóides são alargados e os hepatócitoscentrolobulares estão hipotróficos pela hipóxia. Necrose e hemorragiacentrolobulares.
Lâmina 88
Necrose de Coagulação
Aumento: 10x40
Órgão: Rim
Descrição: Parênquima com túbulos contornados revertidos por células anucleadas, com citoplasma e sinófilos granuloso (coagulação), perdendo sua morfologia natural.
Lâmina:109
Trombo Arterial
Aumento: 10x10
Descrição:Na microscopia apresentada a seguir, a artéria apresenta espessamento fibroso de sua camada íntima contendo, de permeio, depósito de numerosos cristais de colesterol. O lúmen da artéria, já reduzido pelo processo aterosclerótico anterior, apresenta a instalação recente e superposta de um trombo, diminuindo ainda mais a luz do vaso. Com isso instala-se um processo de trombose arterial em vaso com aterosclerose.
Lâmina:89
Necrose de Liquefação
Aumento: 10x10
Descrição:Exemplo de necrose liqüefativa em sistema nervoso: notar no parênquima cerebral os neurônios necróticos, as células da glia, proliferação de células endoteliais, edema