Exemplo De Relatorio
TIPAGEM SANGUÍNEA DIRETA- SISTEMA ABO E Rh
1. OBJETIVO
Estabelecer o grupo sanguíneo de acordo com o sistema ABO e Rh pelo método de hemaglutinação direta.
2. INTRODUÇÃO
A transfusão sanguínea consiste na transferência segura de componentes sanguíneos de um doador para um receptor. Os antígenos dos diferentes grupos sanguíneos tem significado clínico variável, sendo mais importantes os grupos ABO e Rh. No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.
Partindo deste princípio é que doações de sangue são feitas. Receber a doação de sangue de tipo incompatível pode acarretar em reações alérgicas, ou até mesmo na destruição de hemácias, pelo próprio sistema imunitário do paciente.
Assim, anticorpos anti-a e anti-b são empregados para análise laboratorial, a fim de identificar a tipagem do grupo sanguíneo, tanto do receptor quanto do doador de sangue. Eles determinam a presença ou ausência dos antígenos a e b no sangue.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizou-se:
Folha de papel; Álcool 70%;
Quatro lâminas de vidro;
Pipeta de 25 ml;
Ponteiras;
Algodão;
Seringa e agulha;
Antígenos A, B, AB, anti-Rh e anti-Rh (negativo) controle.
3.1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1.1. Colocaram-se quatro lâminas em uma folha de papel