Variabilidade Genetica
A diferença existente entre indivíduos da mesma espécies quanto a características específicas, como a cor dos olhos, promove um amplo espectro de respostas ecológicas, fisiológicas e comportamentais ao meio, dos indivíduos desta mesma espécie. Com isso, pode haver a flutuação das características do meio, que normalmente, haverá organismos adaptados às condições trazidas por essas mudanças.
Variabilidade genética é o grau de variação do conteúdo genético de um indivíduo. Na reprodução sexuada a metade do conteúdo gênico vem do macho e a outra metade da fêmea, essa divisão faz com que sejam possíveis várias combinações genéticas, garantindo a variabilidade genética dos seus descendentes. A origem da variabilidade genética é de caráter aleatório.
A variabilidade genética pode classificar-se a partir de vários pontos de vista, entre eles: Variações genéticas derivadas dos objetivos do sistema evolutivo
Melhoria das características dos materiais: proteínas novas
Racionalização e simplificação da estrutura do código genético
Melhoria da eficácia funcional de qualquer elemento da informação genética
Variações genéticas derivadas dos objetivos do sistema evolutivo
Podemos observar que os peixes com genes que dão cores e formas diferentes. . Como na imagem abaixo:
Tambem podemos observar que com os milhos que possuiem grãos e cores diferentes e pelo fato de conterem gens variados (Variabilidade genética) para cada característica. Como na imagem abaixo:
A variabilidade genética, ou biodiversidade molecular, além de apresentar fundamental importância para a evolução, pode ser usada como instrumento de investigação por ecólogos em diversos ramos como, por exemplo, para verificar as afinidades e os limites entre as espécies, para detectar modos de reprodução e estrutura familiar, para estimar níveis de migração e dispersão nas populações e até mesmo para ajudar na identificação de restos de