Variabilidade genetica
Curso de Agronomia
Disciplina de Genética
Estudo Dirigido
Nome: Bruna Amanda Wolf
1. Explique por que a variação genética é herdável e a variação ambiental não é herdável.
Cada um de nós temos 46 cromossomos, são eles os responsáveis pelas nossas caracteristicas físicas, como por exemplo, a cor dos cabelos e dos olhos, tipo físico, etc.
Um óvulo e um espermatozoide tem 23 cromossomos cada, e quando o óvulo é fecundado o zigoto (nome dado ao óvulo fecundado) possui 46 cromossomos. Ou seja, os cromossomas do pai e da mãe irão definir as características da criança em questão. Esses cromossomos permanecem sempre os mesmos, durante toda a nossa vida e não são modificados.
Agora, por exemplo, existem algumas culturas onde as mulheres usam argolas no pescoço e conforme vão crescendo, vão aumentando o número de argolas, fazendo com que o pescoço delas fique mais longo com o passar do tempo. Isso é uma mudança física que não estava na genética da pessoa e mesmo que essa mudança tenha acontecido, não altera a "programação genética! que a pessoa tinha inicialmente. Sendo assim, se essa pessoa tiver um herdeiro, ela ira receber os cromossomos da mãe/pai herdado dos avós. E nesses cromossomos, não havia a informação genética de "pescoço comprido" por assim dizer. Desse modo, a criança não terá a essa caracteristica da mãe.
2. Diferencie as moléculas de DNA e RNA quanto a sua constituição e processos de formação.
O DNA é uma molécula simples, porém grande, feita a partir de quatro unidades estruturais básicas semelhantes, denominados nucleotídeos. Ao se analisar a molécula de DNA, através de um experimento envolvendo difração de raios X, apontou que este é formando a partir de duas fitas enroladas em forma de hélice. Sendo assim, a informação genética está codificada na sequência de nucleotídeos que compões os dois filamentos, complementares, de DNA. Além disso, devido às regras de