aula 3 especificas
1.1 Historia
O povoado se estabeleceu por volta de 1970 à beira de um riacho próximo a casa de um sitiante chamado Pedro onde tinha varias filhas as “Pedras”, com sua casa a beira do Tijuco Preto, hospedavam os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo.
Em 1971 foi construída a estação de Rio das Pedras da estrada de ferro Ituana, já em 17 de Maio de 1988 foi erguida capela Bom Jesus, quase um ano depois em 4 de Abril de 1989 criou-se a freguesia de Bom Jesus de Rio das Pedras.Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291.
1.2 Localização
Rio das Pedras faz limites com as cidades de Santa Bárbara D'Oeste (40 km), Capivari (26 km), Tietê (42 km), Piracicaba (18 km) e Mombuca (09 km). Possui extensão territorial de 226 km², sendo que 25,95 km² representam áreas urbanas.
Na sede do município, sua altitude é de 613 metros, tendo topografia plana com ligeiras ondulações. O clima é temperado e seco, com temperatura média de 25 graus °C. UNIDADE DA FEDERAÇÃO: “São Paulo”.
2- Bandeira
A cidade possui 30 mil habitantes, a lavoura cafeeira, a mão-de-obra italiana e a estrada de ferro foram fatores de estimulo ao desenvolvimento do município, posteriormente a cultura da cana-de-açúcar promoveu o estabelecimento de pequenos comércios produtores de aguardente e açúcar batido, e algumas indústrias produtoras de álcool e a açúcar.
2.1 Economia de Rio das Pedras
Rio das Pedras é conhecido como a cidade doçura, pois o maior forte da cidade é a plantação de cana, onde possui a maior usina de cana-de-açúcar antiga Usina Santa Helena que hoje é reconhecida como Raízen S/A, esse grupo possui mais de 24 usinas.
Muitos dos trabalhadores são peões que vêem de outras regiões em busca de trabalho, ou seja, esse trabalho dura uns seis meses que é chamado como safra, os períodos em que não há colheita e moagem é denominada "entressafra" e é